segunda-feira, 17 de março de 2008

A outra versão dos fatos [Dri]

A violência na cidade de Salvador de fato aumentou nos últimos anos. Números de diferentes órgãos, que embora distintos, apontam para o mesmo lado: o crescimento exorbitante de assassinatos na capital. Lógico que a mídia tem dado mais ênfase a publicação desse tipo de notícia e tem enchido as páginas policiais de novos óbitos. O que se questiona é: como dois órgãos responsáveis por essas apurações podem ter dados tão distintos quando o assunto é violência que possui dados brutos? O Ritla (Rede de Informação Latino-Americana) afirma que de 2002 a 2006, o número de homicídios pulou de 585 para 1.176 (um aumento de 101%), enquanto que o órgão oficial do governo de Salvador diz que em 2006 o número era de 976.
Prefiro dar ouvidos ao Ritla que é um órgão que não está, aparentemente, ligado a qualquer assunto político em Salvador, embora a Secretaria de Segurança Pública ´, sendo do estado, pode ter algum vínculo político com o antigo governador. Para quê os outdoors espalhados pela cidade gritando “O governo Wagner mudou a Bahia. PARA PIOR”? Será que tem alguma ligação com os números da secretaria de segurança. Acredito que sim.
Portanto, a violência aumentou sim, é fato. Se consultarmos outros órgãos competentes comprovaremos isso, porém não podemos nos prender à um único dado, à uma única fonte. A busca por outras verdades é sempre a melhor forma de se manter realmente informado.

Nenhum comentário: